O desafio de aumentar o faturamento leva muitos donos de restaurantes a realizarem promoções que, muitas vezes, não geram o retorno esperado e com o passar do tempo acabam desgastando a imagem do estabelecimento quando realizadas com muita frequência.
Na tentativa de aumentar os lucros, muitos locais buscam trocar a marca de ingredientes utilizados por opções similares ou mais baratas. Uma estratégia que funciona quando o fornecedor encontrado mantém o mesmo nível de qualidade dos produtos.
No entanto, pode representar um problema quando a redução no custo dos insumos vem acompanhado da redução da qualidade, prejudicando a entrega ao cliente final.
Sabendo desse desafio enfrentado por muitos de nossos parceiros donos de food trucks, lanchonetes, restaurantes e café, trazemos 5 maneiras para melhorar o faturamento do seu negócio sem que você precise abrir mão da qualidade dos produtos que está entregando.
Vamos lá!
1) Explore combinações e produtos agregados
Conhecer bem o público-alvo e o comportamento dos seus clientes representa também saber como você pode melhorar a experiência de consumo para ele, ao mesmo tempo que aumenta o preço da sua venda.
Dessa forma, os produtos agregados e combinações podem ir desde a tradicional batatinha temperada com ervas frescas ou algum molho da casa, até a harmonização com drinks que combinam com o prato selecionado pelo cliente.
A combinação com bebidas é válido até mesmo para o delivery, pois tornará a experiência de consumo em casa tão satisfatória quanto estar no local.
Outra maneira de agregar valor por meio de itens que você pode produzir com facilidade aí no seu estabelecimento é disponibilizando produtos que, até então, as pessoas só podiam consumir aí.
Um molho barbecue da casa que faz sucesso com os clientes, as especiarias que vão no gin, os temperos que finalizam os alimentos e até mesmo aquele pão de hambúrguer que todo mundo sonharia em ter a disposição para comer num dia qualquer em casa.
E lembre-se: a maneira como você vai embalar e disponibilizar em uma vitrine atrativa vai fazer toda diferença na hora de despertar a vontade do cliente.
2) Invista no relacionamento com os clientes
Um dos principais erros em qualquer negócio – não somente de alimentação – é limitar as interações e trocas com o cliente aos momentos de compra.
No entanto, investir no relacionamento com o cliente não é algo que deve ser feito somente durante o atendimento.
Existem diversas maneiras de estreitar os laços, sendo que as redes sociais são responsáveis por tornar esse relacionamento muito mais transparente do que já foi por muitos anos.
Por exemplo, através do Instagram e Facebook é possível abrir um pouco mais da rotina do seu estabelecimento mostrando o que acontece por trás do que as pessoas tão acostumadas a ver:
- A seleção de ingredientes in natura antes deles virarem o produto final
- A organização da cozinha
- Aspectos de uma receita em desenvolvimento
- As combinações de sabores que o restaurante sugere a partir da experiência dos cozinheiros
- O jeito certo de usar a embalagem do delivery pra não precisar sujar louça
- Entre outras coisas
Além dessas opções, você já pensou em deixar as pessoas participarem um pouco das escolhas do seu negócio?
Ferramentas tão simples e populares como o Instagram permitem, por exemplo, criar enquetes para selecionar pratos sazonais, colocando no cardápio aquele que for mais votado pelos consumidores.
Este tipo de ação faz as pessoas sentirem que a opinião delas é realmente especial para o restaurante, o que impacta positivamente em um outro critério além do relacionamento: a fidelização.
3) A longo prazo, investir em fidelização é uma economia
Para os estabelecimentos que trabalham com alimentação existem muitas formas de investir na fidelização dos clientes.
Mas aqui entre nós, você sabe o que realmente faz as pessoas serem fiéis a um estabelecimento?
A qualidade do produto, o sabor que só é encontrado em determinado local, a atenção na hora do atendimento, a dedicação do atendente em saber que tudo ocorreu bem numa entrega, o interesse em saber o que pode ser melhorado, etc.
Dezenas de aspectos que podem ser melhor explorados no seu restaurante pelo bem do seu negócio e pela satisfação dos clientes.
Vamos colocar isso em termos mais práticos:
De nada adianta investir em ingredientes sustentáveis de um produtor local, que você pode garantir a origem ao cliente se na hora de transmitir esse valor agregado ele não recebe essa informação do garçom e nem se a apresentação do prato não valorizar esses aspectos.

Esse tipo de informação pode e deve ser compartilhada nas redes sociais também, demonstrando um pouco do processo e do cuidado que seu estabelecimento tem com a escolha dos fornecedores.
Se essa não é uma realidade aí, já pensou em investir em embalagens personalizadas que transformam a experiência de quem recebe o delivery em casa?
Usar as embalagens para se comunicar, transmitir mensagens e aprimorar a apresentação do prato além de auxiliar na fidelização também auxilia a gerar marketing espontâneo para seu negócio.
Sabe todas as vezes que você viu alguém compartilhando nos stories ou feed do Instagram uma comida que parecia irresistível? Pois saiba que elas foram pensadas para isso.
Os estabelecimentos investem nas embalagens para garantir que a experiência de receber o alimento em casa será tão boa que as pessoas vão querer compartilhar com sua rede de amigos.
4) Recompensas para os clientes fiéis
Você deve estar se perguntando se além de fazer tudo isso você precisa presentear as pessoas por irem com certa frequência ao seu estabelecimento.
Assim como as redes sociais possibilitam que o seu estabelecimento crie um relacionamento mais transparente com os consumidores, elas permitem também que o seu concorrente faça o mesmo.
O acesso a tanta informação faz com que as pessoas sejam cada vez menos fiéis às marcas e negócios, afinal, assim como você, tem muita gente em busca da atenção delas.
Por isso estratégias como o bom e velho cartão fidelidade ainda funcionam muito bem. Além das refeições ou sobremesas gratuitas após comprar X vezes no seu restaurante, você também pode investir em estratégias que as pessoas não levem tanto tempo para receber o “benefício” final.
A versão mini de um docinho, um adicional gratuito que ela não estava esperando, oferecer um drink novo e ainda em fase de testes por conta da casa.
E lembre-se, nessa hora é fundamental conhecer bem seus clientes e dar atenção para aqueles que estão sempre comprando do seu negócio.
Pequenos detalhes que farão eles voltarem sempre!
5) Controle de estoque
Por fim, mas não menos importante é uma tarefa interna, mas muito relevante para as cozinhas.
O controle de estoque é fundamental para aumentar o faturamento de qualquer restaurante, pois ele representa a matéria-prima que é utilizada nos preparos.
Controlar o tempo que você leva para vender um produto e o tempo que ele pode ficar armazenado além de evitar que ele fique parado no estoque, garante que ele não vai estragar e ir para o lixo.
Utilizar alimentos perecíveis exige um nível de controle ainda mais alto nesse aspecto, por isso, automatizar esse processo pode significar também a redução de desperdícios de alimentos.
Ou seja, você vai precisar comprar menos ingredientes, estocar somente a quantidade certa e não deixar de vender por falta de itens em estoque.
Com todas essas dicas dá pra passar algum tempo sem depender de promoções para melhorar a movimentação no caixa, não é?
Você não precisar colocar todas elas em prática ao mesmo tempo. Selecione as que estão mais próximas da sua realidade e comece, aos poucos, melhorar o faturamento a partir das pequenas mudanças.