Hoje, nesse exato momento, você sabe responder qual é a maneira mais fácil do consumidor que não te conhece encontrar o seu restaurante?
E aquele consumidor que apenas ouviu falar do seu restaurante, mas nunca frequentou e agora não consegue lembrar o nome do seu estabelecimento ou onde ele fica, consegue achar com facilidade numa busca por “restaurante em cidade x”?
A maioria dos donos de restaurante ainda não sabe ou não pode responder essas perguntas com segurança.
É porque o mundo de marketing ainda é visto como um assunto bastante técnico, o que acaba afastando os proprietários – e o mesmo acontece com a gestão financeira, por exemplo.
Sem dúvida, tanto um quanto o outro são igualmente importantes, sendo que a forma que você vai realizar essas tarefas no seu negócio vai determinar a longevidade, o sucesso ou o fracasso do seu restaurante.
Além do mais, considerando os donos de restaurante que já entenderam e estão investindo em marketing, tenha certeza que neste momento você está perdendo uma fatia valiosa de mercado e de clientes para os concorrentes.
Por isso, neste artigo vamos trazer algumas ações de marketing para restaurantes indispensáveis. Adiantamos que muitas você pode e deve fazer sozinho, enquanto outras você precisará de um profissional para auxiliar.
Sempre lembrando que o marketing para restaurante é um investimento, assim como você investe na estrutura, no delivery, nos ingredientes e mão-de-obra, você não deve deixar o marketing para depois se quiser que o seu estabelecimento prospere.
Então, vamos conhecer as 10 estratégias de marketing para restaurantes para você aplicar no seu negócio que podem transformar a relação com os clientes e impulsionar os lucros.
A primeira coisa que você deve fazer é:
- 1) Comece criando um diferencial
- 2) Foque na experiência do consumidor
- 3) Conheça seu público
- 4) Garanta que seu público te encontre com facilidade
- 5) Disponibilize o cardápio no site e nas redes sociais
- 6) Anuncie seu negócio com inteligência
- 7) Atendimento personalizado
- 8) Invista no treinamento de funcionários
- 9) Valorize sua equipe de profissionais e fornecedores
- 10) Use fotos profissionais
1) Comece criando um diferencial
Muitos empreendedores menosprezam a necessidade de criar um diferencial que nenhum concorrente possui e que seja capaz de atrair e fidelizar os clientes.
Mas não criar um diferencial é um erro grave, sobretudo nos nichos que estão saturados, onde a disputa por clientes é cada vez mais acirrada.
Mas se existem tantos estabelecimentos semelhantes ou servindo a mesma coisa que o seu, como eu posso criar um diferencial completamente novo, se a maioria das coisas já foi feita?
Primeiro, você não precisa inventar a roda.
O diferencial é uma característica que vai tornar o seu restaurante único, que fará seus clientes optarem por você no lugar do concorrente, e ele pode aparecer em vários pequenos detalhes:
- Em um prato muito bem elaborado, com ingredientes selecionados e combinações únicas.
- Num molho ou acompanhamento criado exclusivamente na sua cozinha, cujo o sabor somente seu restaurante é capaz de reproduzir.
- No atendimento atencioso ou espirituoso de toda a equipe. Sim, além de atenção, é possível adicionar outras características ao atendimento que tenham a ver com o ambiente que você quer proporcionar.
Entre outras coisas, invista nos pequenos detalhes que estão diretamente ligados a experiência do consumidor. Não à toa, esse é o próximo tópico que vai auxiliar no marketing para restaurante.
2) Foque na experiência do consumidor

A ação de comer fora, pedir delivery, conhecer um novo restaurante ou sempre voltar ao mesmo estabelecimento está ligada a motivos que vão muito além do simples ato de comer.
A alimentação proporciona experiências únicas que possibilitam conhecer comidas regionais, estaduais, de outros cantos do país e até mesmo do mundo.
Por outro lado, arroz com feijão não é sempre igual. Analisar os significados por trás da comida de mãe ou de vó é um ótimo ponto de partida para entender qual experiência você quer proporcionar aos seus consumidores.
Então mesmo os pratos mais simples ou comuns podem ser carregados de sabores e significados dependendo dos temperos, da forma de servir, das combinações, entre outras coisas responsáveis por conquistar o estômago e o coração dos clientes.
Além disso, tudo o que você entrega além da comida também faz parte da experiência, então invista nos pratos que vão com o alimento para a mesa, invista nas embalagens personalizadas com a identidade da sua marca presente em todos os detalhes.
Nesse sentido, o delivery é tão importante quanto a experiência de comer no salão. Por isso, as embalagens para delivery vão ser fundamentais para garantir que seu consumidor tenha em casa uma experiência tão satisfatória quanto comer no local.
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3) Conheça seu público
Não conhecer bem o perfil do público é um erro comum para muitos estabelecimentos que desejam alcançar o maior número possível de potenciais consumidores.
Mas sabe aquela história de querer atingir todo mundo e acabar não atingindo ninguém?
Saber quem realmente é seu público-alvo vai evitar que isso aconteça.
No dia a dia, você com certeza já deve ter percebido que existe um padrão ou ao menos algumas características comuns entre seus principais clientes, aqueles que mais consomem ou que sempre voltam, não é?
Pois saiba que isso não é coisa da sua cabeça, muito menos um pré-julgamento. Entender o perfil predominante entre seus clientes é o que vai auxiliar você a se comunicar de acordo com o que faz sentido para aquele perfil de pessoas.
Existem até mesmo sites geradores de persona que vão te auxiliar nessa missão: literalmente você vai criar uma pessoa, com gostos, padrão de vida, faixa etária, renda mensal, entre outras características que te possibilitam se aprofundar e criar ações direcionadas para eles.
4) Garanta que seu público te encontre com facilidade
Guarde essas duas máximas para a sua trajetória como empreendedor:
- Você precisa ser encontrado com facilidade.
- Isso não significa que você deve estar em todos os canais possíveis.
E isso é outro aspecto que conhecer bem o perfil do seu público-alvo e criar personas vai auxiliar a identificar.
Você precisa estar somente onde o seu público-alvo está.
A verdade é que ter um site é imprescindível, mas não para todos os estabelecimentos. Ter um site facilita que você seja encontrado no Google, mas não é a única maneira.
Ao mesmo tempo, ter um site pode ser fundamental para seu restaurante e estar no Facebook pode fazer pouco sentido. Tudo vai depender do seu nicho e público-alvo.
A única regra válida para todos os estabelecimentos é realizar o cadastro no Google Meu Negócio. Esta ferramenta é o que vai ajudar o seu estabelecimento a ser encontrado sempre que um usuário digitar palavras-chave procurando restaurantes na sua cidade.
“restaurante de comida asiática na cidade x”
“restaurante vegetariano aqui perto”
“hamburgueria aberta a noite”
Depois disso, ao definir uma rede social principal e as demais que você achar necessário, certifique-se de que seus clientes e possíveis clientes encontrem todas as informações que eles precisam nesses canais.
Horário de funcionamento, cardápio, foto dos pratos, descrições dos pratos e combinações, possibilidade de fazer encomenda, reservas, enfim, tudo!
5) Disponibilize o cardápio no site e nas redes sociais
Fazer isso não é importante apenas para que as pessoas conheçam o que você serve.
Disponibilizar o cardápio possibilita que as pessoas se planejem, encaminhem para amigos, parceiros, familiares ou colegas de empresa antes de marcar o almoço ou jantar em um novo local.
Além disso, num cenário em que a maioria das pessoas tenta controlar e planejar os gastos para o próximo mês, ter a possibilidade de acessar o cardápio faz elas se sentirem no controle obtendo algum nível de previsibilidade, além de demonstrar consideração da parte do seu estabelecimento.
Por fim, muitas pessoas gostam de saber o que elas vão encontrar, saber o que elas vão pedir para não se sentirem completamente perdidas ao conhecer o estabelecimento.
Ou seja, disponibilizar o cardápio é ótima ação de marketing para restaurantes!
6) Anuncie seu negócio com inteligência
As redes sociais como Facebook, Instagram ou até mesmo anúncios do Google vão te ajudar muito para fazer marketing certeiro.
Por meio delas você pode utilizar as ferramentas para criação de anúncios por geolocalização a fim de alcançar clientes e possíveis clientes de determinada localidade.
Assim, você pode, por exemplo:
- Alcançar pessoas que passam diariamente em frente ou nas proximidades do seu estabelecimento
- Alcançar as pessoas que frequentam o restaurante do seu concorrente
- Alcançar pessoas que estão em hotéis da cidade ou em convenções
- Alcançar pessoas que estão em locais que o seu público-alvo frequenta
Se você não é muito íntimo das redes sociais e das plataformas para criação de anúncios, procure um profissional para auxiliar, depois disso é só definir quanto gastar e em quais dias seus anúncios serão veiculados.
7) Atendimento personalizado

Sempre que falamos em restaurante de sucesso esse tópico aparece.
Não tem nada mais valioso do que o atendimento humano, atencioso e ainda personalizado de acordo com as necessidades do cliente.
Isso é válido tanto para o atendimento no restaurante físico, quanto nas redes sociais e canais de atendimento para realizar pedidos, por exemplo.
E a personalização não significa que você vai criar algo novo para cada cliente.
Olha o que você pode fazer:
- Encaminhar junto com os pedidos um bilhete com uma mensagem padrão, na qual você modifica apenas o nome do consumidor.
- No salão, perguntar ou perceber se é alguma comemoração e oferecer uma sobremesa ou drink por conta da casa.
- Em atendimento por WhatsApp ou Instagram, ser atencioso e solicito caso a pessoa comunique atrasos, urgências ou situações incomuns do dia dela.
- Permitir que os consumidores façam adaptações nos pratos, principalmente em casos de restrição alimentar.
- A partir da sugestão dos clientes, adicionar ao cardápio pratos ou ingredientes que tem potencial para conquistar outros clientes também.
8) Invista no treinamento de funcionários

Muitos empreendedores esperam que os funcionários se dediquem ao máximo para transmitir os propósitos da empresa por meio do atendimento, mas muitas vezes, os propósitos da empresa não são transmitidos aos próprios funcionários.
Seja nas falas, nas ações e na maneira de se relacionar com a equipe, os propósitos do seu restaurante só vão chegar ao cliente final se na dinâmica interna os propósitos também contemplarem a equipe.
Além do mais, no dia a dia, atendentes precisam lidar com clientes tímidos, extrovertidos, que gostam de brincar e permitem brincadeiras, os que gostam de brincar mas não permitem brincadeiras, os que preferem ter mais privacidade, mas gostam de orientações e sugestões pontuais, etc.
Com tantos perfis, é natural que nem sempre o garçom ou o atendente acerte logo de cara, mas passar por capacitações e treinamentos, reuniões de equipe e ter palavras de incentivo vai auxiliar e fazer bastante diferença no dia a dia da sua equipe.
9) Valorize sua equipe de profissionais e fornecedores
Outra característica que é bem vista pelos clientes é ter a possibilidade de conhecer o seu restaurante para além da fachada e da mesa posta.
Isso quer dizer que as pessoas gostam de saber qual é a origem dos ingredientes, se é de um produtor local ou de um representante regional que quinzenalmente vem ao seu estabelecimento e traz os produtos com todo cuidado.
E sabe aquela parte do trabalho que envolve lavar a salada, separar, picar, preparar o molho, armazenar de forma correta… Tudo isso é um comprovante de como seu restaurante é atencioso nos detalhes.
Mostrar como sua equipe realiza o trabalho “que ninguém vê” é também uma demonstração de como você valoriza sua equipe, de como você se relaciona com os fornecedores e do por quê eles são importantes para o seu negócio para que os clientes tenham acesso a pratos de alta qualidade.
10) Use fotos profissionais
Por fim, uma estratégia de marketing fundamental e ao mesmo tempo um lembrete.
Um celular de boa qualidade realmente pode fazer fotos incríveis para usar no dia a dia do seu restaurante. Mas ele não substitui o olhar de um profissional capacitado e especializado em fotos de comida.
Antes mesmo de ir ao seu restaurante, as fotos do Instagram, do Facebook e até mesmo do seu site serão o cartão de visita e também vão despertar o desejo e fazer o cliente ir até seu restaurante antes do que você imagina.
Por isso, invista em fotos profissionais, cenários atrativos, faça registro dos ingredientes, crie um padrão sempre que um prato novo ou sazonal for lançado, faça fotos bonitas e garanta que o seu produto será bem divulgado e que os clientes serão atraídos pelas imagens.
A forma como você trata a experiência de comer fora de casa ou pedir comida fora é também a maneira como seu cliente vai receber a experiência proposta pelo seu restaurante.
E o marketing para restaurante é um grande aliado nesse processo.
Dessa forma, se você quer alcançar os clientes, as pessoas que ainda não são clientes e os novos consumidores por meio do marketing para restaurante, garanta que todos os propósitos que você acredita e cuidados que você investe no seu negócio cheguem, de alguma forma, até os consumidores finais.