PosiBox
  • Negócios
  • Marketing
  • Delivery
  • Embalagens
Loja online
  • Negócios
  • Marketing
  • Delivery
  • Embalagens
No Result
View All Result
PosiBox
No Result
View All Result

O passo a passo definitivo de como montar um food truck de sucesso

10/12/2020
em Negócios
8 minutos para leitura
Como montar um food truck
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedInCompartilhar no Telegram

Você está querendo montar um negócio no ramo da alimentação e a ideia de montar um food truck parece fazer cada vez mais sentido diante do investimento que você pretende fazer, do produto que você pretende vender e pela autonomia que você quer ter ao trabalhar.

Não à toa, cada vez mais municípios passaram a criar legislações locais próprias para regulamentar a prática desse tipo de negócio: a demanda existe. 

E se você acredita que o setor pode estar saturado, saiba que sempre há espaço para fazer diferente e se destacar.

Seja no cardápio, no formato das vendas, no formato da estrutura do food truck ou simplesmente no atendimento oferecido ao cliente.

Levando tudo isso em consideração e a sua vontade de montar um food truck, nós criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre como montar um food truck.

O que preparamos para você:
  • Como montar um food truck começando do zero
    • Licenças para funcionamento
    • Escolha do cardápio
    • Personalização do veículo
    • Relacionamento com o cliente e marketing
  • Dica de ouro para você montar um food truck

Como montar um food truck começando do zero

Licenças para funcionamento

O primeiro passo, obrigatoriamente, deve ser verificar a legislação da cidade onde você vive para saber o que é permitido pelo município.

Os food trucks são como restaurantes e lanchonetes, precisam seguir regras rígidas da vigilância sanitária. Ao mesmo tempo, são veículos que tem a possibilidade de transitar por aí.

Mas isso não significa que o seu restaurante sobre rodas pode ir, dia sim e outro também, para qualquer local que desejar – não sem antes ter autorização.

Além de seguir as legislações de trânsito, é necessário estar atento para não prejudicar a circulação de carros e pedestres nas vias onde seu food truck ficará.

E todas essas informações só poderão ser acessadas na vigilância sanitária do seu município – ou na prefeitura.

Mais do que ter autorização, estar em acordo com as leis também auxiliará na próxima etapa do processo: escolher uma opção entre os modelos de food truck.

Mas o que isso tem a ver com a legislação?

É que a escolha do modelo de food truck não vai influenciar apenas na personalização, mas também nos tipos de licença que você vai precisar.

Ou seja, comece se informando!

Escolha do cardápio

Na ansiedade de ter o food truck à disposição e pronto para começar a ser utilizado, muitos empreendedores pulam etapas e mandam o veículo para personalização antes mesmo de ter uma cardápio definido.

E qual é o problema de desenvolver a infraestrutura antes do cardápio? Parece uma boa ideia para agilizar tudo, não é?

Na verdade, não!

É que o espaço da cozinha de um food truck é extremamente limitado. Cada canto deve ser ocupado com aparelhos, utensílios e itens que serão realmente indispensáveis no dia a dia.

Como montar e personalizar um food truck

Basta pensar que se você for abrir uma sanduicheria, servindo sanduíches recheados de tiras de carne, almôndegas, bolinhos, saladas, acompanhado de mini porções fritas, será necessário uma van com motor potente.

Afinal, você vai precisar carregar fritadeira, chapa, um refrigerador, um exaustor, entre outras coisas pesadas – sem nunca esquecer do peso do pessoal que ficará dentro do food truck cozinhando.

Por outro lado, se o cardápio final é de sushi, poke ou outros tipos de alimentos  frios, não vai fazer sentido algum você ter uma fritadeira ou forno, por exemplo. Ou seja, o motor não precisará ser tão potente assim.

Da mesma forma, na hora de definir o cardápio, preze pela assertividade.

Crie um cardápio enxuto que transmita, através dos ingredientes e combinações, todos os sabores e aromas que fazem parte do universo do seu food truck.

Para isso, não é necessário 15 opções de lanches. 

Uma escolha assim vai exigir que você tenha mais ingredientes armazenados, que precise usar mais itens diferentes no preparo, que precise de mais tempo para preparar lanches que não saem com frequência, etc.

Por outro lado, com um cardápio mais limitado, você obrigatoriamente terá que se dedicar ainda mais na criação dos sabores, afinal, precisará fazer mais com menos.

Ao mesmo tempo, terá um atendimento mais ágil, pois tudo ficará pré-encaminhado.

No fim, a escolha dos itens que vão fazer parte do cardápio serão determinantes para a qualidade e sucesso do seu food truck.

Personalização do veículo

Finalmente chegamos no momento de deixar a imaginação rolar solta!

A personalização é o momento onde você vai transmitir de maneira visual o que as pessoas devem esperar do seu food truck.

Vamos voltar ao exemplo do poke. Se este será o item principal do cardápio, acompanhado de outros pratos relacionados a culinária havaiana, então capriche na personalização com cores e símbolos que remetem à esta cultura e ao prato.

Poke

Lembre-se também que nem todas as culinárias são mundialmente famosas como o sushi, por exemplo, então deixe bem claro e sugestivo do que se trata o food truck.

Além da parte de infraestrutura, você também pode investir nas embalagens personalizadas. 

As cores do veículo, os símbolos, mensagens, devem estar presente em todos os itens que complementam a identidade visual do food truck. Tudo isso vai ser fundamental para fortalecer a sua marca. 😉

Outro fator importante é o prazo.

O trabalho para transformar um veículo em uma cozinha sobre rodas não é simples. E nos locais especializados, devido a demanda, isso pode levar de 4 a 5 meses para você ver o seu food truck pronto.

E aquela máxima do “barato sai caro” não deve ser esquecida neste momento. 

Levar a um local que fará mais rápido, mas que não tem prática e nem é especializado no assunto pode causar muita frustração e até mesmo te obrigar a refazer tudo depois de um tempo.

Então a palavra de ordem para essa etapa é: planejamento!

CURIOSIDADE
Ao contrário do que muitos estabelecimentos pensam, um cardápio mais enxuto ajuda as pessoas a escolherem com mais facilidade. Basta pensar que sempre que temos que escolher onde almoçar encontramos maneiras para que nosso leque de opções seja reduzido a locais sugeridos previamente por um parceiro, por exemplo. 

É então que escolhemos entre as poucas opções. Nosso cérebro tem dificuldade para tomar decisões e escolher entre muitas opções, por isso, quando alguém limita as possibilidades de escolha, conseguimos ser mais decididos e por isso, nos sentimos mais satisfeitos.

Relacionamento com o cliente e marketing

Basta puxar na memória que todo mundo tem em mente aquela panificadora, lanchonete, supermercado do bairro ou até mesmo um bar simples, mas que o atendimento é tão atencioso que você não esquece, recomenda aos amigos e vai lá sempre que tem a oportunidade.

O atendimento é parte primordial do relacionamento com o cliente – e no food truck isso é ainda mais importante.

É que o food truck, assim como os fast foods, também tem o propósito de servir comida com agilidade, mas com o super diferencial de oferecer alimentos frescos e igualmente saborosos que tornam a experiência ainda melhor.

Só que ao contrário das redes de fast food, os food trucks tem a oportunidade de realizar um atendimento bastante humanizado e atencioso – até mesmo personalizado.

Por isso, invista no atendimento, faça treinamentos e capacite toda sua equipe para que todos estejam aptos a atenderem os clientes de acordo com os propósitos do seu food truck.

Dica de ouro para você montar um food truck

Em muitos food trucks pode não ser viável contar com um profissional exclusivo para cuidar das redes sociais e do marketing do negócio. Mas sabendo que este serviço é fundamental, como incluí-lo no seu dia a dia?

Com planejamento, é claro!

Tenha em mente que você precisará de serviços pontuais: um fotógrafo de confiança e especializado em clicks de comida para fazer registros irresistíveis dos pratos; um profissional para criar legendas para as publicações e te orientar quanto a linguagem da sua marca, etc.

Você pode e deve fazer cursos e ter noções básicas de como utilizar as principais redes sociais – ou as mais interessantes para o seu negócio.

Será através das suas páginas nas redes sociais que os clientes e possíveis clientes vão acompanhar seu food truck e ser atraídos, então capriche para deixar estes ambientes sempre atualizados.

Por exemplo, se o seu food truck for itinerante e estiver em três locais diferentes por semana, como você pretende avisar seus clientes sobre a sua localização?

As redes sociais são fundamentais para informá-los. E se você usar a criatividade, você pode até mesmo usar as redes sociais para gerar curiosidade, engaja-los e manter eles consumindo com frequência no seu negócio.

Hoje, muitos sistemas de gestão de pedidos e estoque que você pode utilizar no seu food truck já dispõe de ferramentas básicas como registro do número do celular do cliente, do aniversário, e-mail, etc.

E isso você também pode usar para aprimorar o relacionamento, mandando promoções nos aniversários, em datas especiais e se mostrando sempre presente.

Assim, seu food truck se tornará inesquecível!

Post anterior

Conheça os modelos de food truck e o que considerar antes de escolher um

Próximo post

As 10 ações de marketing para restaurantes que vão melhorar suas vendas

Separamos para você

Pessoas comendo em um food hall
Negócios

Food hall: entenda o que é essa experiência e conheça 5 referências do setor

Reduzir custos do restaurante
Negócios

7 maneiras de eliminar desperdícios e reduzir custos no seu restaurante

Nome para restaurante
Negócios

3 dicas para escolher um nome para restaurante de maneira fácil e objetiva

Como montar um delivery de comida
Negócios

Como montar um delivery de comida: 5 passos básicos para começar já

LEIA TAMBÉM

Nome para restaurante

3 dicas para escolher um nome para restaurante de maneira fácil e objetiva

Grab and go

Aprenda o que é grab and go e como utilizar essa oportunidade no seu negócio

Hambúrguer e batata frita

Melhores embalagens para delivery: qual escolher para o seu negócio?

Formas forneáveis para seu delivery! Formas forneáveis para seu delivery! Formas forneáveis para seu delivery!

PosiBox

Somos uma fábrica de embalagens de papel. Atendemos centenas de restaurantes, lanchonetes, food trucks e profissionais autônomos que utilizam nossos produtos para valorizar a apresentação e a entrega de pratos, porções, bolos, doces e salgados.

Siga a gente nas redes sociais!

Loja online

  • Embalagens personalizadas
  • Formas forneáveis
  • Embalagens para fast food
  • Embalagens para comida oriental
  • Embalagens para confeitaria
  • Embalagens em papel kraft
  • Embalagens em promoção

Conteúdos

  • Negócios
  • Delivery
  • Embalagens
  • Marketing

NEWSLETTER

Receba nossos conteúdos e promoções em primeira mão.



    #somosrulez

    No Result
    View All Result
    • Negócios
    • Marketing
    • Delivery
    • Embalagens

    #somosrulez

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In