Assim como os alimentos fazem parte de datas especiais, o seu negócio também pode ter a imagem atrelada aos momentos especiais e aos dias que as pessoas decidem se presentear pedindo comida fora.
Nesse contexto, as embalagens personalizadas contribuem de várias maneiras para construir a marca registrada de um negócio, auxiliando as pessoas a reconhecerem os produtos e recomendarem sempre que possível.
Na pesquisa Packaging Matters, 66% dos entrevistados respondeu que já experimentou algo novo por causa da embalagem.
No entanto, apenas 14% acredita que as marcas estão se esforçando para melhorar as embalagens e atender as necessidades do consumidor.
Enquanto para muitos donos de restaurante é fácil ter acesso a esse tipo de personalização, para outros esse universo ainda causa dúvida:
- Como fazer uma embalagem bonita?
- O que colocar na caixa?
- A impressão em tinta é segura para os alimentos?
Respondemos essas dúvidas e falamos sobre como você pode usar as embalagens personalizadas para alavancar sua estratégia de negócios.
Como são feitas as embalagens personalizadas?
Primeiro você precisa saber que as embalagens personalizadas podem ser feitas de dois tipos de material: os de plástico e os de papel.
Nas embalagens de plástico, o tipo de personalização disponível envolve um processo que limita a customização das cores e torna a impressão colorida mais cara. Ou seja, é preciso investir mais para personalizar embalagens de plástico.
As embalagens de papel cartão são feitas a partir de um papel resistente, cujo a personalização é de alta qualidade graças ao processo que é feito em impressoras que tem grande desempenho.
Dessa forma, os resultados de personalização de embalagens de papel tendem a ser mais bonitos e ter melhor custo benefício.
Embalagens em contato direto com a comida podem ser personalizadas?
Essa pergunta é bastante importante, sobretudo para aqueles alimentos armazenados quentes, já que o calor pode causar alterações na composição e mudar capacidade dos materiais.
Mas a verdade é que nem toda embalagem é segura para ficar em contato direto com alimentos.
É necessário seguir alguns padrões de manuseio que garantem que as embalagens não vão absorver sujeira. Além disso, é preciso considerar a saúde dos consumidores finais.
A fim de garantir a segurança, nem todas as áreas das embalagens podem receber impressão de tinta. Mas essa limitação costuma ser restrita às áreas onde o alimento fica diretamente em contato com o material.
Nas partes externas da caixa e na tampa é possível inventar e inovar bastante para conquistar o consumidor.
Por isso, é recomendado verificar junto aos fabricantes quais são as recomendações quanto a embalagem que ele fornece.
Agora que você já entendeu como funciona a personalização, veja os benefícios que você pode experimentar com essa estratégia:
Benefícios da personalização de embalagens
Aumentar o valor agregado
Você já percebeu como muitas vezes diante de produtos bastante semelhantes escolhemos sempre a mesma opção sem saber explicar muito bem o por quê?
59% das pessoas compara as embalagens antes de tomar uma decisão de compra. Essa escolha está diretamente ligada a nossa percepção do produto.
E para esses consumidores a funcionalidade da embalagem continua sendo o mais importante impulsionador da satisfação.
A embalagem também tem responsabilidade em incentivar que os consumidores testem novos produtos ou repitam a compra depois de uma boa experiência.
Ao deixar a apresentação dos produtos mais bonita, a embalagem também contribui para que eles fiquem mais atraentes e valiosos para o consumidor.
Funcionam como canal de marketing e divulgação
Por serem uma extensão dos produtos e também do seu negócio, as embalagens personalizadas funcionam como um ótimo canal de divulgação.
70% dos consumidores afirmaram que já usaram a embalagem para se informar mais sobre uma marca.
A melhor parte é que você pode utilizá-las para divulgar e informar o que você quiser:
- Redes sociais, endereço e contato
- Sugestão de outros produtos do cardápio
- Mensagens de interação com o cliente
- Ilustrações criativas que incentivam o compartilhamento
- Entre outras coisas.
Dessa forma, além de ser um investimento que valoriza os produtos, as embalagens também são determinantes para fortalecer o branding do seu negócio.
Através da personalização de embalagens é possível explorar a identidade visual, reforçar as cores e transmitir os propósitos da marca nos mínimos detalhes.
E tudo isso auxilia a deixar a experiência do cliente mais personalizada e única.
Oferecem praticidade ao cliente
As possibilidades de personalização são variadas e vão além da impressão com cores e elementos visuais, abrangendo também a customização de formatos.
Essa opção é ideal quando os estabelecimentos conhecem tanto seu produto e a forma como os clientes preferem consumi-lo, que investem em maneiras de facilitar esse consumo.
Isso pode ocorrer no formato de uma dobra que facilita a abertura, numa alça para transporte, numa curvatura que facilita para segurar com uma mão só, ou ainda num formato que ao ser desmontado, ainda com o alimento dentro, imita um prato e evita o uso de louças.
Além de tudo, todos esses detalhes são positivos para a marca, pois demonstram que o estabelecimento coloca a experiência do cliente em primeiro lugar, servindo novamente como uma forma de fortalecer a marca.
Como personalizar a embalagem do meu restaurante?
Após decidir personalizar a embalagem da sua marca, você deve pesquisar e procurar os fornecedores que são capazes de atender seu pedido com atenção, fornecendo as orientações necessárias para que a customização seja um sucesso.
Dica: se você serve mais de um tipo de prato, experimente trocar aos poucos para sentir como os alimentos se comportam diante da mudança de material, do formato, etc.
Em seguida, fique atento aos detalhes que farão diferença no dia a dia: aqui na Posibox temos opções de embalagens em papel anti vazamento e anti gordura, que não transfere gordura para as mãos.
São diferenciais importantes para que o cliente não receba seus pedidos delivery com vazamentos ou fique frustrado com gordura ao manusear a caixa.
Aqui na PosiBox conseguimos personalizar qualquer embalagem da nossa loja, das caixas de pizza e hambúrguer até as embalagens de sushi, doces e bolos.
Se você ficou interessado, é só clicar aqui para conversar com um dos nossos atendentes no WhatsApp.