Aptidão é uma das características que mais consideramos quando escolhemos uma profissão: se temos habilidade em matemática, migramos para áreas cujo trabalho envolve números. Se as habilidades são relacionadas à escrita, escolhemos áreas que aprimoram a comunicação.
Mas como fazer quando precisamos realizar a gestão de um restaurante e dar conta de tantos desafios que envolvem administração, marketing e recursos humanos?
Mesmo em áreas nas quais consideramos ter aptidão, o empenho em estudar e se aprofundar é o que nos faz verdadeiramente ter capacidade profissional de atuar na área escolhida.
Da mesma forma, é possível aprender a fazer a gestão de restaurantes, enfrentando todos os desafios que o cargo exige. Afinal, ninguém nasce sabendo como administrar um restaurante. Mas você pode aprender.
Neste artigo, elaboramos 10 ações fundamentais sobre como fazer a gestão de restaurantes para que você aprenda como dar conta de tudo! Mas não sozinho.
Você vai aprender o que você deve fazer e o que deve delegar, como acompanhar as atividades em andamento e o que você não pode esquecer de jeito nenhum!
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O que é gestão de restaurante?
- 1) Acompanhe de perto o controle financeiro
- 2) Realize diariamente o controle de estoque
- 3) Recursos humanos: capacite e incentive os funcionários
- 4) Lide com expectativas e ofereça oportunidade de crescimento
- 5) Saiba designar funções na equipe e aprenda a delegar
- 6) Invista no atendimento
- 7) Não seja resistente às inovações e automações
- 8) Escolha bem e cultive o relacionamento com os fornecedores
- 9) Não queira alcançar todos os tipos de clientes
- 10) Não deixe o marketing para depois
- É possível inovar em um restaurante a partir da gestão
O que é gestão de restaurante?
A gestão de restaurantes é de responsabilidade do dono ou gerente do estabelecimento, sendo que a ele cabe o desafio diário de assegurar que a parte administrativa, financeira, estoque, mão de obra, marketing e atendimento ao cliente estão indo bem e em sincronia.
Parece muito? E realmente é.
Por isso, é necessário que o responsável tenha ou busque os conhecimentos principais acerca dessas áreas, para que ele tenha a capacidade para gerenciar as atividades que serão delegadas e desempenhadas por profissionais especialistas, como contabilidade e marketing.
Dito isso, conheça as 10 ações fundamentais para realizar a gestão de restaurantes de maneira inteligente e para gerar resultados prósperos.
1) Acompanhe de perto o controle financeiro
Esta área costuma espantar quem não se dá muito bem com números e planilhas, mas para gerenciar um restaurante com eficácia você vai precisar realizar ou acompanhar de perto o profissional responsável por essa parte.
Dessa maneira, eis alguns números que você deve ter conhecimento semanal e, se necessário, realizar ações pontuais e mudanças urgentes para melhorar os resultados das semanas e meses que virão:
- Despesas de manutenção do estabelecimento.
- Gasto com os ingredientes e com cada fornecedor.
- Folha de pagamento fixa e de extras.
- O faturamento e o lucro gerado pelos clientes.
- Taxas adicionais para pagamentos realizados com máquina de cartão.
- Impostos mensais.
- Desperdício de ingredientes vencidos.
Instituições como o Sebrae tem à disposição consultores e até cursos gratuitos que servem como introdução ou nível básico para que você tenha o mínimo de conhecimento e se saia bem fazendo ou acompanhando esse controle.
2) Realize diariamente o controle de estoque

Um software de automação vai ajudar muito a fazer o controle de estoque, entradas e saídas de ingredientes, alimentos perto do vencimento, etc. de maneira automatizada.
Se você não tiver, terá que ser nas planilhas mesmo. Isso vai exigir que todo dia, ao fim do expediente, você registre todas as entradas e saídas.
É claro que você pode designar um responsável pela cozinha para fazer esse controle, mas lembre-se que é necessário assiduidade, por isso, esse controle deverá estar presente também em outras áreas do estabelecimento para que se torne uma política da empresa e uma prática comum aos colaboradores.
3) Recursos humanos: capacite e incentive os funcionários
Os funcionários continuam sendo um dos ativos mais importantes, senão o mais importante de todos em qualquer estabelecimento.
Por isso, mais do que ficar atento à média salarial da área e dos concorrentes para oferecer um bom salário, é preciso também capacitar e envolver os colaboradores na cultura do seu restaurante.
Utilize os princípios e propósitos que você quer transmitir aos clientes para, primeiramente, começar reproduzindo esses princípios dentro de casa, com os colaboradores.
Além do mais, muitas vezes eles precisarão ter habilidades que ultrapassem a área que eles efetivamente trabalham, então se certifique de promover um bom relacionamento entre a equipe para que o trabalho esteja bem sincronizado.
4) Lide com expectativas e ofereça oportunidade de crescimento
É natural que os funcionários precisem se sentir valorizados, da mesma forma, muitos podem ter expectativas e não encarar o trabalho como temporário ou passageiro.
Por isso, também cabe ao gerente identificar os funcionários com habilidades ou interesse de evoluir e de assumir responsabilidade em seus setores para que eles possam se desenvolver e alcançar esta evolução.
Dependendo da capacidade do restaurante, principalmente se ele é composto por um número pequeno de funcionários, também é importante alinhar as expectativas quanto a essas limitações e encontrar outras formas de valorizar o trabalho.
5) Saiba designar funções na equipe e aprenda a delegar
Separar as funções e responsabilidade de cada funcionário também está sob a responsabilidade do gerente.
Dessa maneira, desde o primeiro dia, cabe a você deixar claro as funções, bem como reforçar a quem mais – além de você – ele deve se reportar.
Além disso, é igualmente importante para o gerente saber delegar e não querer realizar tudo sozinho, pois a chance de esquecer e deixar passar algumas atividades é grande!
6) Invista no atendimento
Na correria do dia a dia, muitas vezes é normal que pessoas sejam contratadas ou chamadas para dar apoio e não recebam nenhum tipo de orientação e apresentação sobre o perfil de atendimento do restaurante.
Aqui no blog nós já falamos muito sobre as características e qualidades do atendimento que conquista e fideliza o cliente.
Por isso, o foco neste tópico é a importância de unificar os valores que serão transmitidos através do atendimento, qual a prática adotada diante de reclamações e o que fazer quando houver uma situação mais sensível com os clientes.
Dessa forma, é necessário que toda equipe esteja ciente sobre esses parâmetros. Vale a pena até mesmo criar um roteiro que torne mais fácil repassar essas informações.
Você também pode designar um responsável para fazer essa introdução aos funcionários extras e, claro, se certificar de que eles estão recebendo estas orientações.
7) Não seja resistente às inovações e automações

Os restaurantes são uns dos serviços mais antigos da civilização, ao mesmo tempo, muito foi consolidado nessas décadas e dezenas de tecnologias surgiram.
Hoje existem dezenas de automações, que vão desde o gerenciamento de estoque, controle de caixa, repasse de pedidos à cozinha, até mesmo sistemas que possibilitam que o cliente faça o pedido por um tablet, eliminando a necessidade de ter muitos garçons no salão.
Algumas dessas mudanças exigem adaptação de toda equipe, inclusive do gerente.
Por isso, assumir essa necessidade, aprender a utilizar e dar o exemplo encorajando os colaboradores que não se dão bem com a tecnologia é primordial para que o estabelecimento utilize as inovações a seu favor.
8) Escolha bem e cultive o relacionamento com os fornecedores
Os fornecedores de um restaurante estão diretamente ligados à parte mais importante do estabelecimento: os pratos que são entregues aos clientes finais.
Dessa maneira, além de selecionar bem os fornecedores, é necessário aprender os mecanismos de identificação da qualidade de um produto: textura, se há líquido oriundo do recongelamento de um item que deve ser mantido refrigerado, se o fornecedor entrega itens muito perto do prazo de vencimento, entre outras coisas.
Saber identificar fornecedores parceiros, que estão a postos sempre que você tem uma urgência também é importante e diz muito sobre relacionamento entre as empresas.
9) Não queira alcançar todos os tipos de clientes
Identificar o seu público-alvo vai ser primordial para desenvolver e aprimorar o atendimento que seus clientes esperam do seu restaurante.
Por isso, não tenha medo de segmentar.
A maioria dos locais, na tentativa de alcançar todo mundo, acaba não atingindo em cheio os potenciais clientes que realmente podem desenvolver uma relação duradoura com o restaurante.
10) Não deixe o marketing para depois

Muitos aspectos de um restaurante contribuem para o marketing e não somente o que é divulgado nas redes sociais.
Nós fizemos um artigo com ações estratégicas de marketing para restaurantes que você pode e deve aplicar no seu estabelecimento.
Sabendo que o marketing é um elemento importante para alcançar novos clientes e fidelizar os atuais, cabe ao gerente ter noções básicas para acompanhar o trabalho desenvolvido por profissionais contratados, questionar e ser capaz de contribuir com informações valiosas.
Afinal, ninguém sabe mais sobre os clientes do que quem está diariamente em contato com eles.
É possível inovar em um restaurante a partir da gestão
Quando falamos em inovação, julgamos que corresponde somente a coisas muito disruptivas e ideias criativas que revolucionam alguma área. Mas nem sempre é assim.
Inovar significa fazer diferente, com mais agilidade e menos custo (financeiro e de tempo) atividades que normalmente exigiam muita dedicação da sua equipe.
É possível inovar na gestão de restaurantes em todos esses tópicos que citamos acima, desde o relacionamento com os funcionários até o relacionamento com os clientes, do cardápio entregue na mesa até a origem da compra dos ingredientes.
Sua experiência diária vai ser fundamental para trazer essas inovações para o restaurante e também para incentivar os funcionários a melhorarem suas áreas de responsabilidade.
Fazer a gestão de restaurantes exige tempo e qualificação dos gerentes, e com essas dicas é possível traçar um planejamento completo para dar conta de tudo.
Lembre: contar com pessoas capacitadas será fundamental neste processo!