À procura de um empreendimento para chamar de seu, pessoas que desejam empreender encontram no setor de alimentação um nicho em pleno crescimento que movimenta milhões todo ano.
Isso porque os consumidores estão comendo mais fora de casa.
Seja pela rotina agitada, pela falta de tempo ou pela ausência de disposição para preparar os alimentos com antecedência, a alimentação fora do lar já tem um impacto de 25% na renda do brasileiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Por isso, na hora de empreender, esse setor apresenta algumas vantagens: a alimentação é uma necessidade primordial dos consumidores.
Dessa forma, o cenário para empreender em negócios no ramo de alimentação é incentivador:
- O delivery teve crescimento histórico durante o período de isolamento, demonstrando que as pessoas continuam a consumir fora durante a crise.
- Diante da possibilidade de começar cozinhando em casa, os custos para abrir um negócio de alimentação podem ser bem mais baixos.
- De acordo com o alimento escolhido para venda, a margem de lucro pode ser bastante atrativa.
- Além da facilidade para o empreendedor encontrar informações sobre consumo, tendências e alimentação, o setor permite explorar variados nichos e produtos.
- Para quem procura algo pronto, existem diversas franquias para os mais variados nichos de alimentação.
Com base nesse panorama atrativo, elaboramos 5 ideias de negócio no ramo de alimentação para você começar o quanto antes.
Como montar um negócio no ramo de alimentação?
Nós sabemos que a ideia de começar fazendo testes, preparando lanches e refeições em casa para ver se vai dar certo é muito atrativa e ajuda a eliminar a ansiedade de começar, mas antes de ir para a parte prática, comece fazendo um plano de negócios.
O plano de negócios é nada mais que os passos que você vai traçar nas próximas semanas e meses. E ter esse planejamento vai evitar que você se perca no meio do caminho quando tudo estiver dando certo. Também vai oferecer a chance de ajustar erros caso as coisas não estejam indo bem.
Nós sabemos que você veio em busca de ideias de negócios no ramo de alimentação e que, a essa altura, provavelmente ainda não definiu qual vai ser o negócio que você vai empreender.
Mas ter em mente que você precisa começar com um plano de negócios vai facilitar o caminho lá na frente – e o seu eu do futuro vai agradecer.
Agora sim, vamos a parte prática!
Para saber como montar um negócio no ramo de alimentação, quais equipamentos, aparelhos e formas de armazenamento que você vai precisar é necessário, primeiramente, escolher seu produto.
Certamente você não quer errar na primeira escolha, então logo de cara respondemos a uma pergunta importante.
Qual ramo alimentício que mais cresce atualmente no Brasil?
Conforme o Sebrae, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% de 2009 a 2014, sendo que o setor movimenta cerca US$ 35 bilhões por ano no Brasil.
Os produtos saudáveis têm impulsionado o mercado de alimentação e se mostrado uma ótima opção graças à demanda crescente por produtos que tenham ingredientes e características mais nutritivas.
Em 2018, os produtos saudáveis impulsionaram o mercado de alimentos, bebidas, cuidado pessoal e produtos para casa (FMCG – fast, moving consumer goods), fazendo o faturamento crescer 12,7%, conforme dados da pesquisa Nielsen.
Destes, os segmentos sem glúten/sem lactose, fresco/natural/orgânico e diet/light/zero recebem o maior destaque, somando 61% de importância e contribuindo com 75% do crescimento na categoria de saudáveis.
Neste artigo que aponta as principais tendências de consumo, falamos sobre como a sustentabilidade e a saudabilidade já fazem parte da rotina de 21% dos consumidores que buscam alimentos que podem trazer algum benefício à saúde.
Ou seja, a demanda por alimentos mais nutritivos e saudáveis está crescendo e isso representa oportunidade de negócio! Principalmente para quem aproveitar esse crescimento enquanto a demanda ainda é maior que a oferta. 😉
5 ideias de negócios no ramo de alimentação
1) Marmitas para entrega e take away
Os consumidores que se alimentam fora de casa precisam almoçar diariamente e o valor dos restaurantes por quilo ou à la carte não são as opções mais atrativas no fim do mês.
A necessidade de se alimentar de maneira saudável somado ao fator preço fazem das marmitas delivery ou do modelo take away uma ótima opção para empreender no ramo de alimentação.
Dessa forma, investir num cardápio variado e nutritivo que contemple as principais necessidades (alimentação) e objetivos (ser mais saudável) dos clientes pode tornar seu negócio um sucesso e fidelizar a clientela.
E lembre-se: capriche nos pacotes mensais, trimestrais e semestrais.
Mesmo na alimentação diária é possível inovar no preparo dos alimentos e aumentar ainda mais a sensação de satisfação de quem consome.
Faça testes, enquetes e utilize os canais digitais para saber o que seus clientes tão achando e o que eles desejam.
Dessa forma, eles têm a oportunidade de participar da escolha de pratos que eles desejam e você ainda pode agradá-los e fidelizá-los no processo.
2) Produção artesanal

Outro nicho dentro do ramo de alimentação é o da produção artesanal. E aqui pode entrar todo tipo de produto!
Pães, geleias, macarrão, pizza, sobremesas, almoços, kits completos para jantares ou datas especiais, hortaliças, verduras, entre outras coisas.
Entre as características que fazem esse tipo de produto se popularizar está a exclusividade.
Enquanto os supermercados e os produtos feitos de maneira industrial tem a característica de entregar o mesmo padrão de qualidade para todos os compradores, os produtos artesanais tem um processo muito mais manual e, às vezes, rudimentar de fabricação.
Isso significa que o cliente sabe que aquele produto foi preparado especificamente para ele, num lote limitado devido a capacidade de produção também limitada.
Mas não se esqueça, os produtos artesanais não devem ter a qualidade inferior por não passarem por um processo industrial. Na verdade, o padrão de qualidade dos produtos artesanais costuma ser mais alto e bastante rigoroso.
Nesse sentido, investir nos ingredientes, formatos e apresentações permitirá que você agregue valor aos itens e aumente seu faturamento.
3) Loja ou entrega de produtos naturais

Seguindo a tendência da alimentação saudável, para os consumidores as lojas de produtos naturais servem como um centralizador dos itens saudáveis que eles buscam incluir na alimentação.
Antes popularmente conhecidas pela venda de produtos a granel, as lojas de produtos naturais mudaram um pouco o modelo para atender a esta nova demanda.
Dessa forma, passaram a oferecer produtos mais frescos, como verduras e legumes orgânicos, itens de fabricação artesanal, entre outras coisas.
Essas lojas representam também a valorização de produtores locais e regionais – característica que os consumidores também têm valorizado.
4) Hamburgueria

Nós não poderíamos elaborar este artigo sem falar dele. O hambúrguer é a comida mais pedida do iFood no ano de 2018 e 2019, o que faz das hamburguerias uma ótima ideia de negócio no ramo de alimentação.
Tradicionalmente, a variedade de combinações de sabores faz do hambúrguer uma opção amplamente aceita pelos consumidores.
Nós já criamos até mesmo um artigo inteiramente dedicado para quem deseja abrir uma hamburgueria de sucesso.
E entre as principais dicas neste negócio está investir no cardápio:
- Comece com um cardápio mais enxuto, mas bem elaborado.
- Invista nos ingredientes e, se possível, divulgue a origem deles e também seus fornecedores.
- Estude e faça cursos que te auxiliem a fazer combinações irresistíveis de sabor.
- Invista nas embalagens, ela são uma ferramenta importante para o delivery.
- Invista na comunicação e relacionamento com os clientes.
Nas hamburguerias ainda é possível investir na carta de bebidas e em molhos para consumo em casa. Isso vai auxiliar a agregar mais valor e variar o mix de produtos do seu negócio.
5) Franquias
Se tudo isso parece muito atrativo, mas você gostaria de investir em algo pronto, sem precisar se preocupar com cardápio, estrutura, produtos, etc, existem centenas de franquias para todos os tipos de negócio de alimentação.
Desde as hamburguerias, loja de bolos, de produtos naturais, cafeterias, entre outras opções.
Normalmente, o investimento para este tipo de negócio no ramo de alimentação costuma ser um pouco maior. Mas é possível encontrar franquias que exigem valor um pouco menor de investimento.
Por fim, ao investir numa franquia o negócio vem pronto e você precisa se dedicar apenas à gestão. Ideal para quem quer reduzir a dor de cabeça no processo!
Começando seu negócio no ramo de alimentação
Além de trazer ideias de negócios no ramo de alimentação, apresentamos algumas tendências importantes para quem está interessado em empreendedor no ramo.
A verdade é que existem ideais e possibilidades para todos os bolsos: desde quem quer começar de casa, quem pensa investir numa dark kitchen até quem quer investir numa estrutura completa.
E uma coisa é certa: para empreender em um negócio no ramo da alimentação é preciso investir no sabor e no relacionamento com o clientes.
Por isso, capriche nas pesquisas e estudos sobre como oferecer o melhor atendimento, produto e entrega. Estes serão os principais fatores que vão determinar o sucesso do seu negócio!