Ouvimos várias histórias de empreendedores que em momento de necessidade sonharam com o nome ou tiveram um insight sem mais nem menos. Mas estes casos são exceção.
Entre todos os obstáculos que envolvem a abertura de um restaurante, escolher um nome sem dúvida é um desafio que a maioria dos proprietários gostaria de delegar a outra pessoa.
Para os proprietários de primeira viagem que não tem uma agência de publicidade ou um profissional de marketing, nem orçamento disponível para contratar, delegar nem sempre é possível, por isso, não há outro jeito a não ser criar um processo para escolher o nome para o restaurante.
Seguir um processo de criação é a melhor estratégia que você pode usar neste momento por três bons motivos:
- Porque vai te ajudar a não se sentir limitado ou sem ideias, tornando mais claro onde você deve se basear e buscar referências para o nome.
- Você vai poder escolher um nome pensando na estratégia de negócio e de comunicação. Ou seja, desde o início ele já vai ser um diferencial.
- Você não vai ter surpresas no caminho como descobrir que aquele nome já foi registrado por outra empresa.
Mas afinal, como funciona esse processo de criação?
Abaixo nós explicamos as etapas que você pode seguir para tornar essa escolha inteligente e objetiva, mas sem deixar de lado aquela parte afetiva bastante importante ao escolher o nome para restaurante.
Como escolher um nome para restaurante?

Primeiro passo: foco no serviço que será prestado
Tenha sempre em mente que o nome não é apenas uma palavra para colocar na fachada, mas é uma maneira de identificar seu negócio, de dizer às pessoas o que elas vão encontrar ali e de como você vai ser conhecido no mercado.
Por isso, comece fazendo um exercício básico (que nós recomendamos escrever num caderno): pense no que seu restaurante será especializado e nas características culturais relacionadas aos pratos.
Vai ser um restaurante com massas e comida italiana?
De comida japonesa ou chinesa?
Ou vai ter comida asiática em geral, ampliando ainda mais a cultura?
Vai ser uma hamburgueria?
É possível tematizar o estabelecimento e o cardápio com base em filmes ou em músicas?
Anote tudo.
Isso vai auxiliar a pensar na experiência que você quer proporcionar ao público e, por consequência, vai ajudar a definir de maneira clara as características do seu negócio, dando base para a escolha do nome.
Passo dois: faça uma pesquisa para conhecer seu público
Em seguida, pense no público-alvo que você quer atingir e faça uma pesquisa relacionada ao que eles consomem, qual o estilo de vida, os locais que eles frequentam, os hobbies, o que eles publicam na internet e como eles falam.
Dependendo do negócio, é possível até mesmo encontrar grupos no Facebook que vão ter referências interessantes para você utilizar ao criar o nome do seu restaurante.
Por exemplo, se você vai abrir um restaurante e servir cervejas artesanais, existem diversos grupos que reúnem os mestres cervejeiros.
Participar destes grupos e acompanhar as publicações pode ser uma ótima maneira de observar como eles se comportam, do que gostam e do que não gostam.
Essa é uma ótima maneira para entender a maneira como eles se comunicam para utilizar a linguagem na sua comunicação!
Terceiro passo: não esqueça o mais importante!
Assim que você chega ao nome escolhido, a primeira reação deve ser:
( ) Felicidade, pode comemorar!
(x) Consultar se ele não está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
É isso mesmo, antes de ficar muito feliz com a escolha e fazer grandes planos com aquele nome, é importante acessar o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e verificar se não existe nenhuma outra marca no seu segmento com o mesmo nome.
Fazer isso vai evitar que você se apegue ou fique decepcionado depois de fazer diversos planos com um nome que não pode ser utilizado.
E claro, se ele estiver disponível, busque fazer o registro no INPI o quanto antes para garantir o uso exclusivo.
Principais erros ao escolher o nome de um restaurante
Escolher um nome muito parecido com o dos concorrentes
Existem dois fatores que podem motivar a escolha de um nome para restaurante similar ao do concorrente:
- A primeira é quando o proprietário do novo restaurante não pesquisa todos os concorrentes e acaba escolhendo sem saber.
- A segunda ocasião é quando a escolha é proposital para aproveitar a popularidade do restaurante que já existe.
Sendo que nenhuma das opções expostas acima é vantajosa.
Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa com os concorrentes diretos e indiretos para evitar a escolha de um nome parecido que acabe confundindo os clientes.
Além do mais, a longo prazo seu restaurante pode ficar sem identidade própria, com a popularidade e credibilidade comprometida por ter “copiado” um estabelecimento que já existia.
Ter pressa na hora de escolher o nome
Muitas vezes os proprietários estão tão dedicados a criar o melhor cardápio, selecionar ingredientes, definir uma localização, organizar a cozinha e ficar dentro da legislação que acabam deixando a escolha do nome para depois.
Mas deixar a identidade do restaurante para depois e precisar fazer tudo às pressas é um erro que pode trazer muitas consequências ruins no futuro.
Na correria, dificilmente os proprietários vão conseguir seguir um processo de criação que embase a escolha, o que aumenta a chance de escolher nomes que não são tão bons assim ou que tragam surpresas que poderiam ter sido evitadas.
Não tomar cuidado com a escolha de palavras genéricas, específicas ou de outro idioma
Ir de um extremo ao outro pode ser perigoso porque nomes genéricos demais acabam não diferenciando a marca. Por outro lado, nomes muito específicos podem ser difíceis de ler ou falar, criando uma barreira com as pessoas.
Outro tipo de barreira que pode ocorrer é quando a palavra é de outro idioma,
Veja bem, não tem problema utilizar palavras em inglês, por exemplo. Mas é importante saber que existem diversas palavras estrangeiras que já foram incorporadas no vocabulário.
Por outro lado, muitas que parecem popular para um grupo ou entre amigos, não são conhecidas por outras pessoas que não estudaram o idioma ou não tem contato com conteúdos daquela língua.
Neste caso, além de compartilhar o nome com os amigos, busque pedir para pessoas de diferentes gerações para que elas pronunciem a palavra. Se elas tiverem dificuldade, vale a pena repensar o nome.
Escolher nomes com associações involuntárias
Muitas vezes a escolha do nome é feita com base na região onde o estabelecimento está, mas quando ele sai do contexto local, o nome deixa de fazer sentido porque nem todas as pessoas entendem ou porque a pronúncia é diferente.
Muitas vezes isso acaba criando significados diferentes do desejado, gerando associações pejorativas. Por isso, faça uma boa pesquisa ao escolher nomes que fazem sentido regionalmente.
Como acertar ao escolher o nomes para restaurantes
A pesquisa é fundamental ao escolher um nome para restaurante, pois é somente assim que você conseguirá ter referências que vão embasar a escolha e fazer sentido para os clientes assim como faz para você.
Então não esqueça o checklist básico:
- Faça uma lista com o serviço, pratos e produtos que você vai oferecer.
- Pesquise os hábitos, hobbies e a linguagem do seu público.
- Pesquise o nome dos concorrentes diretos e indiretos.
- Assim que escolher um nome, verifique se ele está disponível para registro.
Por fim, lembre-se que um nome para restaurante precisa ser atemporal e fazer sentido para o público.
Parecem muitos requisitos?
Mas todos vão ser fundamentais para escolher um nome que faça diferença na sua estratégia.