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7 maneiras de eliminar desperdícios e reduzir custos no seu restaurante

18/02/2021
em Negócios
7 minutos para leitura
Reduzir custos do restaurante
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Todas as atividades relacionadas ao dia a dia de qualquer restaurante envolvem custos difíceis de serem eliminados. 

O uso de ingredientes e eletrodomésticos é diário, o controle dos itens no estoque deve ser preciso, e somado aos refrigeradores e freezers que precisam ficar ligados 24 horas, 7 dias por semana, o custo mensal de um restaurante pode ser alto.

No entanto, há maneiras de fazer o controle e até reduzir esse valor com algumas mudanças que podem ser aplicadas na rotina e nas negociações.

Sempre respeitando as particularidades do setor de alimentação, onde mudanças nos ingredientes e serviços, por menor que sejam, podem influenciar na qualidade do resultado final e afastar os clientes.

Por isso, melhorar a utilização dos recursos, adotar novas estratégias de negociação e redobrar a atenção com os ingredientes no estoque, além de outros detalhes, pode fazer toda diferença.

Se você está em busca de soluções que te ajudem a parar de se assustar com as contas a cada novo mês, separamos 8 maneiras de eliminar desperdícios e reduzir os custos do seu restaurante.

A saúde financeira do seu restaurante agradece!

O que preparamos para você:
  • 7 maneiras de eliminar desperdícios
    • Reforce o controle de estoque
    • Adote um software de gestão e automação
    • Reveja os custos
    • Negocie com novos e antigos fornecedores
    • Realize manutenções preventivas
    • Contrate um contador

7 maneiras de eliminar desperdícios

Reforce o controle de estoque

Mulher trabalhando na cozinha

Qual foi a última vez que você deu uma boa olhada no estoque?

Você costuma verificar semanalmente ou deixa sob a responsabilidade de um funcionário?

O sistema de controle utilizado possibilita identificar os itens que ficam mais tempo parados e os que saem com mais frequência?

Ou a única orientação é que os itens não podem faltar?

Manter o estoque bem administrado, além de evitar perdas, auxilia a reduzir o custo de produtos que ficam parados na prateleira, ou seja, que têm giro baixo e representam custo.

Além do mais, manter o estoque organizado, higienizado e sob boas condições vai ser determinante na conservação dos itens.

Outra dica é manter os produtos de maneira organizada para facilitar o uso dos funcionários no dia a dia, sempre priorizando alimentos com a data de validade mais próxima.

Adote um software de gestão e automação

Os softwares de gestão e automação são grandes aliados no controle do estoque, já que eles indicam de forma atualizada os produtos que têm baixo giro e também os que estão próximos do prazo de validade.

Os sistemas ainda podem mostrar aqueles itens com mais saída, auxiliando a identificar os pratos mais lucrativos, os que têm mais saída e aqueles cujo os ingredientes passam tempo demais no estoque.

Por fim, a automação de processos representa uma evolução em qualquer negócio, pois significa transferir a responsabilidade de uma pessoa para uma máquina. 

Isso implica na redução de erros e na possibilidade de direcionar a eficiência do funcionário para realização de outras atividades igualmente importantes do restaurante.

Reveja os custos

Apesar de parecer uma tarefa básica, a atividade de rever os custos não é comum a todos os proprietários de restaurantes.

Isso porque, depois que o negócio começa a engrenar e uma rotina de atividades é estabelecida, as ações tidas como preventivas e estratégicas acabam ficando de lado.

No entanto, muitas vezes, a ideia de que tudo está em seu devido lugar é uma falsa impressão, de maneira que quando um furo financeiro ou uma falha prejudicial que atrapalha o negócio é descoberta, costuma estar num estágio avançado e difícil de correção.

Dessa maneira, é importante estabelecer uma frequência determinada para rever e classificar os custos fixos e variáveis do restaurante, tornando mais fácil identificar o que pode ser melhorado.

Nessa hora também vale considerar a evolução da cozinha e os custos das preparações. Por exemplo, os alimentos fritos em óleo e com grande saída, como batata frita, podem ser fritos numa fritadeira elétrica.

Apesar do investimento no aparelho, o controle de temperatura vai auxiliar a evitar a queima do óleo, ajudando a reduzir a quantidade usada mensalmente. Um investimento inteligente para qualquer cozinha.

Negocie com novos e antigos fornecedores

Manter-se informado dos preços que estão sendo praticados no mercado é fundamental para garantir que os seus fornecedores estão te oferecendo a melhor negociação possível.

Nessa hora, utilizar informações do software de gestão de estoque pode ser decisivo, auxiliando a monitorar a quantidade de alimentos comprados, qual a frequência com que eles estão sendo usados, entre outros detalhes que influenciam no relacionamento com os fornecedores.

Nesse sentido também vale a pena identificar produtores da região que podem oferecer ingredientes mais frescos e com preço mais atrativo, sem o intermédio de uma terceira pessoa. Isso vai ajudar a tornar os custos de compra e frete mais baratos, além de muitas vezes elevar a qualidade dos ingredientes adquiridos.

Faça parcerias com outros restaurantes

Você já pensou que os proprietários de outros restaurantes possuem muitas das necessidades que o seu restaurante também tem?

Dessa maneira, se unir com outros proprietários para fazer uma compra mais volumosa pode trazer novas possibilidades de negociação, aumentando o poder que os restaurantes têm de negociar valores.

Realize manutenções preventivas

Panela com batatas fritas

Assim como é numa indústria, os equipamentos dos restaurantes devem passar por manutenções e cuidados constantes.

Geladeiras, refrigeradores, processadores de alimento, fogões, liquidificadores industriais devem sempre passar por verificações relacionadas à segurança. 

Além do mais, vale a pena verificar se todos os eletrodomésticos possuem o selo de eficiência energética com classificação A (mais econômico).

DICA
Ao menos a cada seis meses faça uma inspeção na rede elétrica do estabelecimento para verificar se não há possíveis fontes de desperdício, como a fuga de corrente, causadas por problemas na fiação ou no isolamento dos fios.

Para fazer essa verificação, tire todos os equipamentos da tomada e apague as luzes. Se o medidor continuar a girar, então há algum tipo de fuga. Você também pode fazer o teste desligando a chave geral e, se o medidor parar de girar, o problema está na sua instalação.

Porém, se o medidor continuar a girar mesmo com a chave geral desligada, o problema pode estar no aparelho e você deve providenciar a troca com a empresa fornecedora de energia.

Contrate um contador

Muitos proprietários de restaurantes acreditam que a função dos contadores é apenas calcular impostos, pagar e realizar balanços patrimoniais. No entanto, esses profissionais têm papel estratégico para lidar com a parte financeira dos restaurantes.

Dessa forma, cabe a eles escolher o regime tributário do ano vigente para aquele negócio, sendo que uma escolha errada pode significar pagar mais impostos sem necessidade.

Além do mais, assim como o conhecimento do contador é fundamental quando a situação financeira está apertada, ele pode colaborar com consultas e medidas que visam conter gastos, melhorar o fluxo de caixa, entre outros benefícios que sozinho os proprietários não seriam capazes de identificar.


Estabelecendo algumas etapas, é possível implementar mais de uma mudança a fim de reduzir os custos do seu restaurante.

Sabendo que muitas ações vão impactar na rotina de atividades que já são realizadas há algum tempo, ao realizar qualquer mudança, lembre-se de comunicar e orientar os funcionários para que eles entendam o objetivo de mudar a atividade que eles já realizavam há muito tempo de outra forma.

No fim do mês, as maneiras de eliminar despesas e reduzir custos no seu restaurante vão trazer resultados para o seu caixa e possibilitar que você tenha capacidade de expandir, mudar e investir mais a fim de melhorar os resultados.

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