Como estão as vendas do seu negócio? E a popularidade da sua marca? Já existe um motivo pelo qual sua empresa é popularmente conhecida ou vocês ainda estão em busca desse fator de diferenciação?
Se você chegou até aqui é porque está em busca de respostas positivas para estas perguntas. E por isso, sabe que as embalagens são parte fundamental neste processo.
Se o seu modelo de negócio é unicamente por delivery ou se a sua empresa tem funcionamento físico, mas disponibiliza a função grab and go, deixar as embalagens de lado não é uma opção.
Muitas empresas experientes já sabem disso. E durante os anos, já viveram as experiências a seguir:
- Na busca pela embalagem ideal, testaram vários formatos e opções que nem sempre tiveram o desempenho esperado até encontrar aquela que é perfeita.
- Depois de encontrar a opção perfeita, precisaram atualizá-la para atender necessidades novas: seja no design, no formato, no material, etc.
Para as empresas que estão só começando, a saga em busca da caixinha ideal também está apenas no início. Mas a missão para encontrar a embalagem para alimentos perfeita não precisa ser complicada, não!
Nós trouxemos aqui uma lista com os principais tipos de embalagens para alimentos. Com seus prós e contras, você vai entender como escolher a caixinha, a marmita, a bandejinha, o box que melhor atende seus clientes e seus alimentos.
De brinde, nós trazemos também conceitos importantes que seus clientes sem dúvida estão de olho, e você com certeza não vai querer decepcioná-los.
Então, vamos entender um pouco mais sobre a característica de cada embalagem e como fazer para encontrar a caixinha ideal para o seu negócio.
O que levar em conta para escolher o tipo de embalagem para alimentos
Na hora de escolher o tipo de embalagem de acordo com o tipo de alimento vendido pela sua marca, a escolha do material é fundamental. É ele quem vai garantir que o alimento, após finalizado, seja bem servido na casa do cliente.
Para isso, ele precisa atender a alguns requisitos:
1. Capacidade térmica
Ter capacidade térmica para que os pratos quentes sejam entregues quentes, e para que os pratos frios também cheguem frios. Imagina se as peças de sashimi acabem pré-cozidas devido ao calor no transporte? Uma tremenda experiência ruim para o cliente!
2. Dimensões
Estar nas dimensões ideais para acomodar o alimento sem prejudicar a apresentação. Ou seja, nada de embalagens apertadas demais, que podem fazer tudo se misturar, nem de embalagens maiores que a necessidade: além de desperdiçar material (e dinheiro), o cliente pode ter a sensação que o pedido veio menos que o indicado.
3. Funcionalidade
Mais um tópico que interfere diretamente na experiência do cliente. É para cumprir a função de ser um bom substituto do prato e da mesa do restaurante que você deve superar as expectativas para que cada consumidor tenha a melhor experiência dentro de casa.
Nesta hora, questione-se: a embalagem oferece praticidade na hora de desembalar? É uma boa opção para servir na mesa sem precisar transferir para um refratário mais bonito em casa? O cliente pode comer diretamente nela, se assim desejar? A embalagem transfere gordura para as mãos?
Experimente! Procure vivenciar a experiência do cliente nos detalhes antes de bater o martelo e definir qual a embalagem que vai envolver os alimentos do seu negócio.
Qual o melhor tipo de embalagem para o seu negócio?
Pode parecer que os detalhes acima refletem uma preocupação excessiva, mas na pesquisa Packaging Matters, realizada com mais de 2 mil consumidores, 60% afirma ter comprado um produto novamente por causa do funcionalidade da embalagem.
Diante disso, já deu pra entender que tá na hora de avaliar se as suas embalagens atuais são realmente as melhores opções.
E se você ainda está escolhendo, preste atenção nas opções abaixo:
Isopor
Sem dúvida, esta representa uma das opções mais populares, principalmente quando se fala em delivery de almoço nos restaurantes que atendem pequenas, médias e grandes demandas.
Isso porque as embalagens de isopor oferecem boa capacidade térmica e raramente vazam. No entanto, os benefícios param por aí.
Sem possibilidade de personalização, as embalagens de isopor não são aliadas do marketing. Informações de contato, mensagens destinadas ao cliente, design com as cores da marca… nada disso se torna possível ao utilizar isopor.
Além do mais, as embalagens de isopor não são financeiramente viáveis para reciclagem. Por isso, o destino delas representam anos, às vezes séculos na natureza até a decomposição.
E o que isso impacta para seu negócio?
Durante a pesquisa Packing Matters, 45% dos entrevistados afirmou ter comprado um produto porque a embalagem era amiga do ambiente.
Consumidores estão cada vez mais atentos ao consumo, sobretudo, os consumidores da geração Z e millennials, que nos próximos anos vão representar a principal força no mercado de trabalho.
Desta forma, empresas que transmitam a preocupação ambiental e social nas suas escolhas internas vão se destacar entre os concorrentes.
Alumínio
As embalagens de alumínio compartilham dos mesmos benefícios das de isopor, já que possuem ótima capacidade térmica.
No entanto, por serem extremamente maleáveis, não são boas opções para delivery de alimentos com molho, como massas, lasanhas, yakissoba, já que os vazamentos podem ser constantes.
Diversas marcas já utilizam tampas de papel cartão para ter a possibilidade de personalizar as embalagens de alumínio de alguma maneira. Assim, a aplicação do logo e das cores da marca pode ser feita, mesmo que de maneira restrita.
Por isso, de acordo com o alimento que você entrega, as embalagens de alumínio podem até ser uma boa opção – ou até mesmo uma opção de apoio para os pratos que são acompanhamento.
Plástico
Devido à firmeza do material, as embalagens de plástico costumam ser ótimas escolhas para aqueles pratos que necessitam separação dos alimentos.

Por isso, nos últimos anos elas passaram a ser a escolha dos restaurantes que querem agregar valor às marmitas. As embalagens de plástico também costumam ser as preferidas para delivery de alimentos saudáveis, como saladas, que precisam apenas ser mantidas frescas e isoladas.
Enquanto são ótimas para transportar alimentos frescos, as embalagens de plástico não são tão boas assim para o meio ambiente. Por isso, empresas que optam por elas devem priorizar aquelas embalagens que já são feitas a partir de plástico reciclado.
E lembre-se de indicar esta preocupação aos consumidores! Com certeza fará diferença quando eles souberem.
Papel cartão

A embalagem em papel cartão são as que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos e não é à toa:
- Feitas de material misto, apresentam mais de uma camada que garante alta qualidade a embalagem.
- Apresentam tecnologia anti vazamento e anti gordura, ideal para todos os tipos de alimento.
- Tem capacidade térmica e, de acordo com a necessidade, podem contar com respiradores para que os alimentos não sejam abafados no transporte.
- São altamente personalizáveis, por dentro e por fora da caixa, podendo oferecer uma experiência única ao cliente se você usar a criatividade.
Além da capacidade de armazenamento e transporte, as embalagens em papel cartão são super aliadas do marketing. Mais do que a personalização do design de cores, ela também possibilita uma vasta personalização do formato.
Isso representa uma boa estratégia para seu negócio!
#leiaTambém
Como as embalagens instagramáveis podem impulsionar as divulgações espontâneas da sua marca.
Além de todos esses detalhes, na hora de escolher o tipo de embalagem ideal para alimentos você com certeza deve levar em conta o custo benefício.
As embalagens são parte fundamental da sua marca, por isso, elas devem ser vistas como um investimento.
Ainda assim, a viabilidade financeira deve vir em primeiro lugar.
De nada adianta escolher a embalagem mais linda se o preço jogar os seus ganhos lá embaixo.
Busque um meio termo entre atributos para delivery e design personalizado. E lembre-se: é testando que você encontrará a melhor embalagem para os negócios e para o cliente.
E se você acha que tá na hora de investir numa embalagem única para sua empresa, clique aqui e converse com um de nossos atendentes.
Eles vão ajudar você a entender o tipo de embalagem adequado para o seu formato de negócio! 😉